FASE INICIAL

O período três meses de curso é considerado uma introdução ao esporte. A expectativa é a pessoa encare esse período de forma experimental.

Mas o que ocorre normalmente é que a adaptação e o prazer de voar vão sendo facilmente visíveis, à medida que o empenho, a freqüência e o interesse de aprender vão tornando a pilotagem do parapente cada vez mais avançada.

Nossa participação como instrutor irá se apresentar cada vez mais intensa e contínua, no intuito de formar um piloto com perfil adequado, completo e seguro, para uma prática do esporte de forma diferenciada, profunda e prazerosa.

Essa continuidade das atividades aéreas·levará·normalmente o aluno à segunda etapa, ao Curso Intermediário, quando o piloto receberá assistência permanente por mais de 1 ano ou o que for necessário.

A realização da etapa intermediária, sem custos para o aluno, está apenas condicionada à aquisição do equipamento de voo completo, indicado e fornecido pela escola. São as comissões nas vendas dos equipamentos que nos auxiliam nos custos da instrução continuada. Não há custo incidentes, além das comissões, para aqueles que fizeram a iniciação conosco, independentemente do tempo que seja necessário para completá-lo.

Em resumo, nosso curso não têm término, acompanhamos os nossos pilotos-alunos o tempo que fôr necessário, até que o nível de segurança e independência sejam considerados mais do que satisfatórios.



 

CURSO BÁSICO + INTERMEDIÁRIO

O que está incluído no curso completo (básico + intermediário + acompanhamento indeterminado)

1 - Valor= R$ 3000,00 (Pode ser pago em 3 cheques de R$ 1000,00)

2 - Instrutor na rampa todos os dias;

3 - Inclui o curso básico com aulas práticas, teóricas básicas sobre aerodinâmica e meteorologia.

4 - Inclui·a fase intermediária que compreende acompanhamento após curso básico por tempo indeterminado além das aulas complementares se segurança e técnicas avançadas em voos locais, cross (longa distância), em viagens de instrução e manobras de preparação para o curso de simulação de incidentes em voo (SIV), após no mínimo 6 meses de voo solo.

5 - Ensinamento de como voar térmicas em voos locais e de longa distância;

6 - Aulas sobre Aerodinâmica passiva (voo normal);

7 - Aulas sobre os procedimentos básicos de pilotagem em turbulências e em emergências (voo em turbulências);

8 - Aulas sobre Aerodinâmica ativa (situações anormais e emergências);

9 - Aulas sobre Meteorologia (nuvens, térmicas e ventos)

10 - Aulas sobre procedimentos de emergência e entrega do DVD Instability 2 e acesso aos artigos e apostilas do site http://www.niteroiparapentes.com.br

LOCAL DA INTRUÇÃO E DOS VOOS DUPLOS·

Toda a instrução básica é realizada em Niterói, no solo, nas rampas e áreas de treinamento em Piratininga· (vento SW) e Camboinhas (vento SE). Havendo oportunidade, o instrutor poderá levar o aluno para Maricá, após análise das condições meteorológicas. O aluno começa a voar sozinho (voo solo) no primeiro mês de curso e é acompanhado para realizar os 10 voos básicos durante o período que for necessário para completar esses 10 voos.

NÃO É RECOMENDADO o voo em rampas fora da sede da instrução sem a presença do instrutor.

Voos monitorados:

Todos os vôos serão acompanhados pelo Instrutor. Os cinco primeiros serão monitorados por rádio e os 5 restantes o aluno fará voo solo sem rádio. Estão previstos vôos duplo de instrução antes do vôo solo;·

HABILITAÇÃO!·

Somente o curso básico não capacita o piloto a realizar vôos de permanência por conta própria. Com o curso básico o piloto pode obter sua habilitação de piloto Nível 1, após realização da prova prevista. 

O CURSO BÁSICO é considerado apenas uma fase experimental.

É necessário a realização do curso intermediário para completar pelo menos mais 8 meses de instrução e também o acompanhamento indispensável para o alcance da segurança ideal na prática do esporte. O curso intermediário pode ser gratuito para quem adquire os equipamentos de voo conosco.


Ao final·6 meses, o piloto-aluno poderá realizar a prova para piloto Nível 1, prevista pela nossa Associação e continuar seu desenvolvimento mediante o acompanhamento e orientações avançadas, feitos por nós, por tempo indeterminado e sem custos adicionais. Esse acompanhamento faz a diferença e gera a qualidade da nossa instrução. O acompanhamento e a dedicação ao aluno por período indeterminado·(não existe em nenhum outro curso no Brasil)·faz a grande diferença·na comparação de níveis atingidos, você vai perceber isso·ainda muito cedo. Não deixe de analisar por esse aspecto, pois essa poderá a diferença entre continuar ou parar de praticar o esporte, por falta de segurança e prazer, por falta de acompanhamento.

Segurança:

Por motivos de segurança, NÃO É PERMITIDO AO PILOTO-ALUNO o vôo em rampas na sede de instrução sem a presença do seu instrutor. É ALTAMENTE RECOMENDADO NÃO REALIZAR VOOS FORA DA SEDE DE INSTRUÇÃO, SEM A PRESENÇA DO INSTRUTOR.

Término do curso básico:

Somente após o término do período de instrução que deverá ter a duração média de 4 meses. A fase básica não habilita o aluno a adquirir sua carteira de piloto, devendo ainda completar a fase intermediária. Essa fase é gratuita para quem adquirir o equipamento NOVO COMPLETO da marca SOL, com o instrutor.

Compra do equipamento:

O piloto-aluno que adquirir equipamento usado e desejar concluir a fase intermediária poderá fazê-lo somente se o equipamento adquirido for adequado ao seu nível. Nesse caso piloto poderá optar pela continuação do curso.

Aquisição de equipamento usado:

Antes, durante ou após o CURSO BÁSICO O PILOTO SÓ DEVERÁ ADQUIRIR O EQUIPAMENTO INDICADO PELO INSTRUTOR. EQUIPAMENTO DE VOO INADEQUADO AO NÍVEL DO PILOTO TORNA O APRENDIZADO PERIGOSO E, SOMENTE POR ISSO, SOMOS OBRIGADOS A INTERRONPER AS AULAS. SERÃO DEVOLVIDOS AO PILOTO OS CHEQUES AINDA NÃO COMPENSADOS.

Diferenciação:

A nossa proposta é fornecer um CURSO COMPLETO a preço de um CURSO BÁSICO. Isto é, o preço que cobramos para o CURSO COMPLETO (BÁSICO + INTERMEDIÁRIO) é praticamente o mesmo que se cobra, no Brasil todo, ONDE SE OFEREÇE APENAS 10 VOOS SOLOS , após o que o aluno é considerado liberado para prosseguir sozinho, ficando sem o acompanhamento tão obviamente necessário após a etapa básica.


PESQUISE ANTES DE CONTRATAR SEU CURSO! COMPARE O CONTEÚDO DE MATÉRIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, COMO TÉCNICAS VARIADAS DE DECOLAGEM E VÔOS EM TÉRMICAS QUE NÃO SÃO ENSINADOS NOS DEMAIS CURSOS.


MATERIAL DIDÁTICO PARA O CURSO

RECOMENDAÇÕES PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO TÉCNICO E CIENTÍFICO NO ESPORTE
:


1 - DVD - DINAMIC DECISIONS - Produzido pela NOVA. Legendado Para o português do Brasil por Luciano Miranda

2 - DVD - INSTABILITY 2 - Produzido por Bruce Goldsmith e pela AIRWAVE. Legendado para o português do Brasil por Luciano Miranda. ESSE É O MELHOR VIDEO EXISTENTE PARA O ENTENDIMENTO DAS SITUAÇÕES ANORMAIS E EMERGÊNCIAS EM PARAPENTES DO MUNDO.

3 - Livro VOANDO COM CIÊNCIA. VOANDO COM CONSCIÊNCIA. Autor: Kurt W. Stoeterau. O mais completo conteúdo sobre o parapente do Brasil

4 - MANUAL DO PARAPENTE OBEDIENTE - Autor: Kurt W. Stoeterau - A maneira menos complicada de se entender os comportamentos dos parapentes.

5 - Apostilas e artigos de autoria de Luciano Miranda apresentados no site http://www.niteroiparapentes.com.br (é necessário senha para acesso do conteúdo completo)

6 - É muito recomendado que o aluno adquira um rádio VHF de boa qualidade para garantir boa comunicação rádio. Durante os primeiros vôos, ·fornecemos rádio para a comunicação, mas é melhor que cada um tenha e cuide do seu, para uso mais amplo, a critério do piloto. RÁDIO ICOM - IC-V80 - o mais utilizado no vôo livre. Você pode adquirir esse rádio na Loja do Parapente

Leia algumas dicas e pensamentos para o voo de parapente

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Restrições de vôo aplicáveis a pilotos com menos de 1 ano de experiência